sexta-feira, 1 de junho de 2012

GINCANA JUNINA: TRIBUTO A LUIZ GONZAGA

Segue o link para baixar o regulamento da Gincana:
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O REGULAMENTO DA GINCANA JUNINA

Ou leiam


ESTADO DE ALAGGOAS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO
12ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MANOEL GENTIL DO VALE BENTES

GINCANA JUNINA: TRIBUTO A LUIZ GONZAGA
ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
APRESENTAÇÃO
          As gincanas escolares são sempre momentos lúdicos onde é possível exercitar competitividade, espírito de equipe, planejamento e empreendedorismo.
          A Escola Professor Manoel Gentil do Vale Bentes apresenta sua 6ª edição da Gincana, tendo como tema “Tributo a Luiz Gonzaga” - com ela pretende-se promover a integração dos estudantes dos três turnos do escola. Toda a comunidade educativa vibra, colabora, torce e participa, direta ou indiretamente, de uma grande festa.

 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

      1 - Este Regulamento dispõe sobre a organização da 6º GINCANA da Escola Professor Manoel Gentil do Vale Bentes, e foi elaborado pela Comissão Organizadora. O mesmo será publicado no site da Escola eepmanoelgentil.blogspot.com      
      2 - Todas as pessoas que participarem de qualquer forma do evento estarão sujeitas às condições deste Regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será dada a necessária e suficiente publicidade do mesmo, com o apoio imperioso das equipes.
      3 - É de responsabilidade do responsável da equipe a ampla divulgação junto aos integrantes dela.
 4 – Vejamos as disposições gerais:

a)   Poderão participar da Gincana da EEPMG 2012 todos os alunos que estiverem com sua matrícula regularizada.
b)   O uniforme das equipes deverá ser uma camisa, na cor escolhida pela equipe, tendo tema da Gincana como o logotipo e o nome do estabelecimento escolar.
c)    As Tarefas-Surpresa, mesmo não estando no cronograma geral da Gincana da EEPMG 2012, poderão ser realizadas a qualquer momento nos dias previsto para a realização (15 e 16 de junho) e em meio ao transcorrer do evento, exceção feita aos horários livres.
d)   É vedado aos participantes das equipes utilizarem qualquer material (instrumentos musicais que provoque a poluição sonora, como: tantans, atabaques, pandeiros...).
e)   Cada equipe deverá, no ato da inscrição, designar 1 representante e 1 vice, ficando SOMENTE ESTES responsáveis pelo contato com a Comissão Organizadora e  consequentemente assumirão a responsabilidade de buscar as divulgações de provas, comunicados e mudanças em geral feitas pela comissão organizadora sobre a Gincana, não se responsabilizando esta por equipes que não estejam devidamente informadas por falta de interesse ou atenção de seus representantes.
f)   A Gincana será organizada pela Comissão Organizadora da Gincana 2012, que é responsável pela elaboração, aplicação, averiguação, fiscalização das provas. Contudo, para a maior transparência e idoneidade dela, será formada uma Comissão Julgadora que será responsável por julgar provas de maior subjetividade. As provas que forem julgadas por está última, estarão expressas na própria nota da prova no cronograma geral de provas desta Gincana, ficando o restante das provas sob responsabilidade total da Comissão Organizadora.
g)   Os representantes das equipes devem se distinguir dos demais membros através de crachás.
h)   As decisões sobre os casos excepcionais tomadas pela Comissão Organizadora não são passíveis de recurso.
i)    Quaisquer casos omissos deste regulamento serão dirigidos pela Comissão Organizadora.
j)   Algumas provas da Gincana podem automaticamente dar origem a outras provas sem a necessidade destas estarem expressas no Cronograma Geral de Provas, sendo que ambas terão pontuações individuais.
k)  A mesa julgadora será formada por membros que necessariamente não compõem o quadro da Escola. Os membros da mesa só serão conhecidos no dia da Gincana.
l)  A equipe que deixar de participar de qualquer atividade não perderá e nem ganhará pontuação.
m)  Todas as equipes deverão entregar uma cópia do CD/DVD que contenha as músicas/vídeos/outros a serem usados.

 COMISSÃO ORGANIZADORA

Compõem a Comissão Organizadora:
·         Maria Edinice de Araujo
·         Tobias Marcelo do Nascimento
·         Thomazia Guedes Araujo de Andrade
·         Jeorge Venâncio Santos de Lima
·         Maria Enide Ferreira da Rocha

 OBJETIVOS DA GINCANA
          
            A gincana  procura atender aos seguintes objetivos:
           
1 – OBJETIVO GERAL:

§  Estimular o desenvolvimento dos  pilares da educação: aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a pensar e a conhecer, aprender a ser, aprender a empreender e aprender a transcender.

2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

§  Promover a integração entre estudantes, professores, funcionários, pais e comunidade  oportunizando a integração escola, família e comunidade.
§  Desenvolver os valores éticos, exercitar a solidariedade, cultivar o cuidado com o meio ambiente, praticar a reutilização de materiais.                 
§  Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão;
§  Desenvolver aspectos culturais, ecológicos, lúdicos, sociais e comunitários.
§  Exercitar o espírito de liderança e motivação. 

OBRIGAÇÕES DAS EQUIPES

§  Preparar-se e empenhar-se, membro a membro, na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela escola, formando-se em comissões e distribuindo tarefas a eles. 
§  Estar ciente de que só será permitida a entrada no local de execução das tarefas, quando for o caso, das seguintes pessoas:
·         Coordenadores da equipe;
·         Executores das Tarefas.
OBS: Somente os líderes das equipes terão acesso à Comissão Organizadora, para dirimir dúvidas, quando da realização de tarefas simultâneas de todas as equipes.

§  Os participantes das equipes deverão estar, durante as etapas da gincana, devidamente uniformizados (camisa da gincana) ou em caso de não aquisição da camisa, estar vestido na cor correspondente a da sua equipe.
§  Cada líder deverá estar com um crachá de identificação.
§  A equipe deverá indicar algum membro para observar os pertences possivelmente esquecidos no local das tarefas. A escola não se responsabilizará por objetos esquecidos, deixados ou perdidos na Escola ou onde ocorrerá a gincana, bem como por aqueles tomados por empréstimo de outra(s) pessoa(s). 
§  Serão exigidas honestidade, lealdade e firmeza dos membros da equipe. O respeito entre os componentes será de suma importância. Brigas ou discussões que perturbem a ordem e a segurança dos membros das equipes ou de alunos e seus familiares, ou que comprometam o bom nome da Escola, resultarão na suspensão e/ou eliminação da equipe. 
§  Cada equipe deverá realizar suas apresentações em um tempo máximo de até 4 minutos para dança; 5 minutos para o remix e para as demais 3 minutos. A pontuação para cada prova realizada, salvo em orientação própria, será de cinco a dez pontos.

PENALIDADES ADICIONAIS 

§  As equipes poderão perder pontos no caso de:                           
·         Atrapalhar as equipes concorrentes por meio de qualquer artifício (inclusive bombas e barulho com instrumentos). Poderá perder até o total de pontos da respectiva tarefa (a critério da Comissão Organizadora).
·         Ultrapassar em 2 (dois) minutos o tempo de conclusão previsto para o cumprimento da tarefa.
·         Pichar ou riscar muros e instalações do local de realização da gincana, sujar ou estragar móveis, etc. desclassificação sumária (decisão irrecorrível). 

PREMIAÇÃO DAS EQUIPES 

Será uma das notas do 1° semestre para todas as disciplinas do currículo.

 PROVAS DO ENSINO FUNDAMENTAL:

1° DIA 15/06: às 19h30

PROVA DE ABERTURA:

§  Desfile de todas as turmas da Escola pelas ruas do município de Satuba, com carroça decorada, as personagens Luiz Gonzaga, Lampião, Maria Bonita, Rei e Rainha do milho, além de todos os alunos de cada sala. Na carroça somente estará Luiz Gonzaga.

2ª PROVA

§  Todas as turmas deverão organizar e decorar uma barraca. Estas deverão ser divididas entre as três turmas definidas pela ocupação da sala de aula. Todos os materiais relacionados a esta atividade serão divididos entre elas, ficando impedido de pedir dinheiro. Ela deverá ter 5 metros.

3ª PROVA

§  Trazer 3 tipos diferentes de comidas típicas.

4ª PROVA

§ Trazer um aluno caracterizado de Luiz Gonzaga para ver o mais parecido.

 5ª PROVA

§ Apresentar o Rei e a Rainha do Cangaço com uma pequena encenação, verificando a dupla mais bela.

6ª PROVA

§ Cada turma deverá confeccionar um balaio com 40 itens pré-determinados pela Comissão Organizadora. Este deverá ser apresentado a Comissão um dia antes para verificação e contagem dos itens, após essa parte, os representantes deverão lacrar o balaio, para avaliação dos jurados. Será observada a quantidade de itens e a ornamentação faz parte da obrigatoriedade para cumprimento da tarefa. Em seguida será feito o sorteio entre os alunos que estão participando da Gincana.

7ª PROVA

§ Prova Surpresa

ENCERRAMENTO

§ Apresentação da quadrilha e do coco-de-roda convidados.





2°DIA 16/06: às 08h00

1ª PROVA

§ Apresentar em forma de paródia, a biografia (história) de Luiz Gonzaga.

2ª PROVA

§ Fazer uma caricatura do músico Luiz Gonzaga, Lampião ou Maria Bonita. A mesma deverá ser feita em cartolina, 40kg, madeirite, tecido ou isopor.

3ª PROVA

§ Trazer um disco de vinil de Luiz Gonzaga.

4ª PROVA

§ Organizar um desfile das personagens principais de uma das músicas do Rei do Baião, caracterizadas de forma a serem facilmente identificadas.
Obs.: Um dos membros da equipe deverá apresentar o desfile, falando do papel de cada uma. Deverá haver um fundo musical.

5ª PROVA

 § Apresentar uma música de Luiz Gonzaga através de coreografia. Cada turma deverá escolher a sua e agendar com a Comissão para não haver repetição.

6ª PROVA

§ Confeccionar algo feito com espigas de milho, sendo obrigatória a utilização do sabugo, milho e palha.

7ª PROVA

§ Escolher uma das músicas de Luiz Gonzaga para transformar em história em quadrinhos. Esta deverá ser apresentada no tamanho mínimo em uma folha de 40kg, dividida em 4 partes. A história deve estar colorida e possuir diálogo.

8ª PROVA

§ Pau de Sebo. Cada turma terá três tentativas para conseguir pegar o prêmio. Somente um aluno poderá tentar subir, porém ele terá a ajuda de dois amigos de turma.


9ª PROVA

§ Prova Surpresa.

 PROVAS DO ENSINO MÉDIO:

1° DIA 15/06: às 19h30

PROVA DE ABERTURA:

§  Desfile de todas as turmas da Escola pelas ruas do município de Satuba, com carroça decorada, as personagens Luiz Gonzaga, Lampião, Maria Bonita, Rei e Rainha do milho, além de todos os alunos de cada sala.

2ª PROVA

§  Todas as turmas deverão organizar e decorar uma barraca. Estas deverão ser divididas entre as três turmas definidas pela ocupação da sala de aula. Todos os materiais relacionados a esta atividade serão divididos entre elas, ficando impedido de pedir dinheiro. Todas terão 5 metros.

3ª PROVA

§  Trazer 3 tipos diferentes de comidas típicas.

4ª PROVA

§ Trazer um aluno caracterizado de Luiz Gonzaga para ver o mais parecido.

 5ª PROVA

§ Apresentar o Rei e a Rainha do Cangaço com uma pequena encenação, verificando a dupla mais bela.

6ª PROVA

§ Cada turma deverá confeccionar um balaio com 40 itens pré-determinados pela Comissão Organizadora. Este deverá ser apresentado a Comissão um dia antes para verificação e contagem dos itens, após essa parte, os representantes deverão lacrar o balaio, para avaliação dos jurados. Será observada a quantidade de itens e a ornamentação faz parte da obrigatoriedade para cumprimento da tarefa. Em seguida será feito o sorteio entre os alunos que estão participando da Gincana.

7ª PROVA

§ Apresentar o Rei e Rainha do Milho, verificando a dupla mais bela.

8ª PROVA

§ Prova Surpresa

ENCERRAMENTO

§ Apresentação da quadrilha ou/e do coco-de-roda convidados.

2° DIA 16/06: às 15h30

1ª PROVA

§ Fazer uma apresentação de uma das músicas de Luiz Gonzaga aonde conste o resumo da biografia do mesmo,
Obs.: A tarefa poderá ser apresentada através de painel que deverá ser feito em papel metro, cartolina ou 40 kg, slide, DVD, dança, cordel, música, jornal, texto e etc.

2ª PROVA

§ Fazer uma caricatura do músico Luiz Gonzaga, Lampião ou Maria Bonita. A mesma deverá ser feita em cartolina, 40 kg, madeirite, tecido ou isopor.

3ª PROVA

§ Trazer um disco de vinil de Luiz Gonzaga.

4ª PROVA

§ Recontar a história de uma das músicas de Luiz Gonzaga através de coreografia. Cada turma deverá escolher a sua e agendar com a Comissão para não haver repetição. Esta coreografia só poderá ter no máximo 4 minutos.

5ª PROVA
 § Escolher uma das músicas de Luiz Gonzaga para transformar em história em quadrinhos. Esta deverá ser apresentada no tamanho mínimo em uma folha de 40kg, dividida em 4 partes. A história deve estar colorida e possuir diálogo.


6ª PROVA

§ Confeccionar algo feito com espigas de milho, sendo obrigatória a utilização do sabugo, milho e palha.

7ª PROVA

§ Apresentar uma versão remix de uma das músicas de Luiz Gonzaga. Poderá usar qualquer estilo musical. Esta apresentação só poderá ter no mínimo de 5 minutos.

8ª PROVA

§ Pau de Sebo. Cada turma terá três tentativas para conseguir pegar o prêmio. Somente um aluno poderá tentar subir, porém ele terá a ajuda de dois amigos de turma.

9ª PROVA

§ Prova Surpresa.

GINCANA CULTURAL EEPMG 2012 - TEMA: “Tributo a Luiz Gonzaga”


RELAÇÃO DOS PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELAS TURMAS 

6° ANO
CÉLIA
7° ANO
JOÃO PAULO
8° A
JOÃO PAULO
8° B
MÁRCIA
9° A
ALFREDO
9° B

1° A
KATHIA
1° B
KATHIA
2° A
JOÃO PAULO
2° B
ROSEMARY
3° A
MARCIA
3° B
JOÃO PAULO
1° C
MARCIO
1° D
BENEILTON
2° C
ALEX
3° C
TOBIAS
EJA I e II
SILVIA

RELAÇÃO DAS CORES DE CADA TURMA  

6° ANO
ROXO C/ BRANCO
7° ANO
ROSA GOIABA C/ BRANCO
8° A
ROSA CLARO C/ BRANCO
8° B
LILAS C/ PRETO
9° A
ROSA PINK C/ BRANCO
9° B
AMARELO OURO C/ PRETO
1° A
AMARELO OURO C/ BRANCO
1° B
LARANJA C/ PRETO
2° A
VERDE LIMÃO C/ PRETO
2° B
PRETO C/ BRANCO
3° A
BEGE C/ MARROM
3° B
VERDE C/ PRETO
1° C
AZUL PETROLÉO C/ BRANCO
1° D
BRANCO C/ PRETO
2° C
CINZA C/ PRETO
3° C
AZUL CLARO C/ PRETO
EJA I e II
AMARELO CLARO C/ PRETO

RELAÇÃO DAS MÚSICAS DE CADA TURMA 

ENSINO FUNDAMENTAL
6° ANO
XOTE DAS MENINAS
7° ANO
VEM MORENA
8° A
ASA BRANCA
8° B
PAGODE RUSSO
9° A
OLHA PRO CÉU MEU AMOR
9° B
A VIDA DE VIAJANTE
ENSINO MÉDIO
1° A
XOTE DAS MENINAS
1° B
CINTURA FINA
2° A
OVO DE CODORNA
2° B
A VIDA DE VIAJANTE
3° A
EU SÓ QUERO UM XODÓ
3° B
VEM MORENA
1° C
OLHA PRO CÉU MEU AMOR
1° D
SÚPLICA CEARENSE
2° C
ASA BRANCA
3° C
RESPEITA JANUÁRIO
EJA I e II


Nenhum comentário:

Postar um comentário